Saiba por que a documentação correta é essencial no processo de legalização automóvel em Portugal e evite erros no cálculo do ISV.
A legalização automóvel em Portugal é um processo que deve ser iniciado sempre com a documentação correta do veículo. Sem ela, não só o cálculo do ISV (Imposto Sobre Veículos) pode sair errado, como também podem existir complicações na homologação do carro, algo que só é possível verificar através da análise detalhada do livrete.
No livrete estão informações fundamentais, como o campo K, onde deve constar a homologação europeia. Caso esse dado não esteja presente, será necessário realizar uma homologação adicional, o que altera significativamente os custos e prazos do processo. Por isso, enviar o livrete desde o primeiro contato é indispensável para evitar surpresas.
Em muitos casos, dependendo do país de origem do veículo e das informações que constam (ou não) no livrete, apenas com o COC (Certificado de Conformidade) é possível confirmar os valores exatos da legalização. Ainda assim, o primeiro e mais importante passo é sempre o envio do livrete, para que possamos analisar a situação e indicar se será necessário solicitar o COC ou outros documentos adicionais.
Sem essa documentação, qualquer orçamento fornecido não passa de uma estimativa incerta, que pode induzir ao erro e atrasar todo o processo de importação.
Após a análise do livrete e aprovação do orçamento, os documentos essenciais para a legalização automóvel em Portugal são:
-
Documento de identificação do proprietário;
-
Certificado de matrícula/livrete do país de origem;
-
Seguro válido na viagem para Portugal ou fatura e CMR do transporte;
-
Fatura ou contrato de compra e venda;
-
COC
Vale ressaltar que a autenticidade dos documentos do país de origem, relacionados ao veículo, deve ser sempre confirmada por quem decide importar.
Na Auto Social, sabemos que cada detalhe faz a diferença e tratamos de todo o processo com transparência, a incluir a homologação europeia, quando necessária. Assim, garantimos que a legalização automóvel em Portugal seja feita de forma correta, eficiente e sem complicações para o cliente.
Se está a pensar em importar um veículo estrangeiro, prepare primeiro toda a documentação. Esse é o passo fundamental para evitar problemas e garantir uma legalização automóvel em Portugal rápida e segura.