No seu dia-a-dia, existem várias medidas que podem (e devem) ser adotadas para que a sua condução seja segura e defensiva.
Em primeiro lugar, não se esqueça de colocar o cinto, ajustar o banco de forma confortável e seguro e verificar se o carro está em ponto morto.
Muitas das vezes a prática leva a confiança, e a confiança em demasia leva a que alguns condutores se “esqueçam” das regras de trânsito – e é imprescindível respeitar as leis de trânsito, de forma a que seja muito mais fácil controlar o carro em caso de imprevistos.
É também muito importante, conhecer e familiarizar-se com o carro, muitas pessoas acreditam os carros são todos parecidos, mas cada um tem as suas particularidades como as mudanças, motor, rodas entre outros. Então, se o seu carro for novo, tire um tempo para o conhecer e adaptar-se.
Preste atenção na postura que adota durante a condução – quando o banco, volante e retrovisores estão mal ajustados, pode fazer com que a sua visibilidade fique condicionada, o que faz com que a capacidade de reação seja comprometida. O ideal é ter a cabeça posicionada no encosto, as duas mãos no volante, lombar apoiada e joelhos levemente dobrados com fácil acesso aos pedais e de forma que em caso de acidente, não sofram tanto com o impacto.
Por isso, não se esqueça: uma condução defensiva significa estar sempre em atenção a tudo ao seu redor. Mantenha distância, respeite limites, não force ultrapassagens, entre outros cuidados.
Já tem as dicas, só lhe falta o veículo? Nós ajudamos! Ligue para mais informações: (+351) 228 314 354