Se vem do estrangeiro definitivamente para terras lusas, mais cedo ou mais tarde, deverá realizar a troca da carta de condução para Portugal e nem os jogadores da bola estão imunes às sanções que podem ser aplicadas por conduzir sem um documento válido.
Na última quinta-feira, o médio do Futebol Clube do Porto, Matheus Uribe, foi detido pela PSP por estar a conduzir com uma carta de condução colombiana, que não substitui a carta de condução de Portugal. O jogador dirigia uma BMW de ponta quando passou por uma operação de rotina e foi detido.
Fontes afirmam que Uribe cooperou amigavelmente com os agentes, mesmo quando levado para o Tribunal de Vila Nova de Gaia para dar seguimento aos trâmites legais envolvidos com a prática de conduzir sem ter posse de um documento válido em território português.
Dirigir sem uma carta de condução de Portugal pode trazer problemas aos condutores que possuem habilitação estrangeira, entretanto vale estar atento, pois existem normas específicas para cada caso. Como por exemplo, cartas de condução advindas de Países da União Europeia e do Espaço Económico Europeu estão válidas em Portugal até à data de vencimento apresentada no documento.
Tal como cidadãos que fixam residência em território português e vem com cartas de condução obtidas em países com regime de reciprocidade de reconhecimento e troca de títulos de condução, podem dirigir com seus documentos originais por até 185 dias após a entrada em Portugal.
Se tem documento de condução estrangeiro e pretende vir morar em Portugal, contacte-nos para saber em qual situação se aplica e se preciso, deixe que nós da Auto Social tratemos de todo processo para que possa conduzir sem preocupação no país.