Importar veículos de fora da UE para Portugal raramente compensa. Os altos impostos, falta de homologação europeia e demora no processo tornam a legalização complexa e cara.
Importar veículos de fora da UE (União Europeia) para Portugal raramente compensa, a menos que se enquadre no Artigo 58 (isenção de ISV por transferência de residência). Fora desta exceção, o processo implica custos e burocracia que costumam superar qualquer poupança inicial.
O primeiro obstáculo são os impostos elevados: o ISV (Imposto Sobre Veículos) é calculado com base na cilindrada, combustível, ano, e, principalmente nas emissões de gases, podendo atingir valores muito superiores ao esperado, uma vez que ao importar veículos de fora da UE, o cálculo é mais alto do que o habitual. Soma-se a taxa aduaneira, aplicada a veículos oriundos de países terceiros, e o IVA português, que incide sobre o valor de compra da viatura no mercado e sobre o valor do transporte do automóvel para Portugal. Estes encargos podem facilmente ultrapassar o valor de compra do automóvel no país de origem.
Outro problema frequente é a falta do COC (Certificado de Conformidade) e a necessidade de homologação europeia. Muitos carros fabricados para mercados fora da UE não cumprem de imediato as normas ambientais e de segurança exigidas em Portugal. Isso obriga a alterações técnicas, inspeções adicionais e emissão de documentos que encarecem e prolongam o processo.
O tempo de legalização também é um factor crítico. Entre alfândega, inspeções, homologação e registo, o processo pode demorar mais de 6 meses, a deixar o veículo parado e gerar custos de armazenamento ou transporte. Em alguns casos, surgem ainda surpresas como a necessidade de adaptação de faróis, emissões ou outros componentes para cumprir a legislação europeia.
Em resumo, sem a isenção prevista no Artigo 58, importar veículos de fora da UE para Portugal é um investimento de alto risco, com gastos e atrasos que superam qualquer vantagem.
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