O primeiro trimestre deste ano marca um período de crescimento para a indústria automobilística portuguesa, a superar as expectativas em comparação com o mesmo período de 2023.

Segundo informações recentes da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), referentes a indústria automobilística portuguesa, a produção de veículos nas fábricas nacionais alcançou um total de 95.582 unidades no primeiro trimestre de 2024, representando um aumento de 4,7% em relação ao ano anterior.

Esse crescimento aconteceu mesmo com uma queda de 20,2% na produção registrada em março, em comparação com o mesmo período de 2023, onde todas as categorias de veículos fabricados em solo português – a incluir ligeiros de passageiros, ligeiros de mercadorias e veículos pesados – apresentaram reduções. Esses números reforçam a importância das exportações para a economia portuguesa, uma vez que 98,4% dos veículos produzidos no país são destinados ao mercado internacional.

A Europa continua a ser o destino primordial para os veículos produzidos em Portugal, a representar uma fatia significativa de 79,8% das exportações feitas pela  indústria automobilística portuguesa. A liderança entre os países europeus pertence à Alemanha, que importa 22,3% dos automóveis portugueses, seguida pela Itália (12,7%), Espanha (9,5%) e França (9,3%). No continente africano, destaca-se a Argélia como o principal mercado, com 10,2% das exportações.

Além da fabricação tradicional de veículos, o setor de montagem também registrou um crescimento notável, com um aumento de 69,6% em comparação com o primeiro trimestre de 2023. Das 78 unidades montadas, 43 foram exportadas para o Reino Unido (67,4%) e Alemanha (32,6%).

Este desempenho favorável não só demonstra a resiliência, mas também o potencial de expansão da indústria automobilística portuguesa no cenário global.