Se pretende comprar um automóvel novo em 2023, prepare-se! Devido à inflação em Portugal vai ficar mais caro adquirir um carro. Explicamos tudo abaixo. Confira!

Por conta do ajuste do Estado no imposto sobre veículos (ISV) e o imposto único de circulação (IUC), referente a alta taxa de inflação que Portugal está a viver, comprar um automóvel próprio vai ficar mais caro em 2023.

Isto porque, no que diz respeito a receita fiscal, o Executivo refere que as “taxas gerais do ISV, tal como na generalidade dos IEC [impostos especiais de consumo, inclui o imposto sobre produtos petrolíferos, vulgo ISP, bem como outras taxas sobre bebidas alcoólicas e tabaco], sofrerão atualizações à taxa de inflação prevista”.

Sendo assim, segundo dados divulgados pelas Finanças, estima-se um crescimento de 21 milhões de euros na receita de ISV relativamente a 2022. Em paralelo a este cenário, o governo acredita em um “decréscimo de 25%” nos gastos fiscais relacionados com as “diminuições previstas para a despesa fiscal do ISP e IABA, em contrapartida do aumento da despesa fiscal do ISV”, segundo anúncio feito.

O Estado também aponta que o mesmo vai acontecer com os IEC ou com o ISV: “as taxas de IUC sofrerão atualizações em 2023, pelo que se prevê que a receita de 2023 aumente face a 2022 em 57 milhões de euros”. A receita a ser gerada pelo IUC vai acrescer em mais de 12,9% em 2022, o que implica em 500 milhões de euros para o tesouro público.

Estes fatores influenciam completamente nos valores para comprar um automóvel em Portugal. Se está a pensar em adquirir um carro novo, aconselhamos a fazê-lo ainda em 2022 para não ser surpreendido com preços mais altos dos que são praticados hoje.

Caso precise de assistência para adquirir um carro novo, aqui na Auto Social, podemos indicar o automóvel que se encaixa naquilo que quer, com a garantia dos melhores preços. Sempre de forma a reduzir a burocracia e resolver a sua situação com praticidade, transparência e rapidez. Conte connosco!