Compreender a diferença entre WLTP e NEDC é essencial para quem pretende importar e legalizar veículos do estrangeiro em Portugal.

Se está a pensar importar um veículo estrangeiro para Portugal, conhecer a diferença entre WLTP e NEDC pode ajudá-lo a evitar custos inesperados na hora de legalizar o carro em Portugal. Essas duas siglas referem-se a métodos de teste usados para medir as emissões de CO₂ e o consumo de combustível dos veículos. E por que isso importa? Porque os resultados desses testes influenciam diretamente o valor do ISV (Imposto Sobre Veículos), um dos principais encargos do processo de legalização. Vale ressaltar que ao falarmos em, emissões no contexto do WLTP e do NEDC, referimo-nos a emissão de gases poluentes, como:

  • Co2 (dióxido de carbono)
  • NOx (óxidos de nitrogénio)
  • CO (monóxido de carbono)

  • Partículas (PM)

  • Hidrocarbonetos não queimados (HC)

Entretanto, apenas a emissão do C02 influencia no valor a pagar de  ISV em Portugal.

De volta ao tema WLTP X NEDC, em primeiro lugar, é importante compreender o que representam estas metodologias. O NEDC (New European Driving Cycle) foi o padrão europeu por muitos anos, mas acabou por se tornar desatualizado por não refletir as condições reais de condução. Por isso, foi substituído pelo WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure), que é mais rigoroso e realista, e obrigatório desde 2018 para todos os veículos novos vendidos na União Europeia.

Por que o NEDC foi substituído pelo WLTP?

O NEDC (New European Driving Cycle), criado nos anos 1970, baseava-se em padrões de condução antiquados, com acelerações suaves, velocidades constantes e cenários que pouco ou nada se assemelham à condução real de hoje. Isso permitia que os fabricantes otimizassem os veículos apenas para o teste, e não para o uso real, levando a números irrealistas de consumo e emissões.

Para responder às críticas e aumentar a transparência e credibilidade dos dados, a União Europeia introduziu em 2017 o WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure). Este novo ciclo é mais longo, mais variado e mais rigoroso, simulando trajetos urbanos, suburbanos, rodoviários e autoestradas, com acelerações e travagens reais.

A diferença entre WLTP e NEDC não se limita a um detalhe técnico — ela tem impacto direto no bolso de quem importa carros. O WLTP apresenta valores de consumo e emissões mais elevados e realistas, o que pode resultar num aumento considerável do ISV.

Por exemplo, um mesmo modelo de carro pode ter emissões de 110 g/km segundo o NEDC, mas 135 g/km segundo o WLTP. Como o ISV é calculado com base nas emissões de CO₂, isso significa que o valor do imposto será maior no caso da homologação WLTP.

Portanto, importar um veículo com homologação NEDC (anteriores a 2018) pode representar uma poupança relevante. Já para veículos mais recentes, homologados exclusivamente com WLTP, é fundamental calcular previamente o ISV com base nesses valores atualizados.

Ao importar um veículo do estrangeiro para Portugal, além de escolher o veículo certo, é crucial entender qual teste foi utilizado na homologação.

Diferença entre WLTP e NEDC: o que mudou?

  • Duração e condições do teste: O WLTP dura cerca de 30 minutos, enquanto o NEDC durava apenas 11 minutos. Isso permite simular melhor situações reais de condução.

  • Cenários mais realistas: O WLTP inclui velocidades mais variadas (até 140 km/h), com acelerações, travagens e diferentes perfis de condução.

  • Resultados mais exigentes: Os valores de emissões medidos pelo WLTP são, em média, 20% a 30% superiores aos do NEDC, a refletir melhor o comportamento real dos veículos.

E o que isso significa para a legalização em Portugal?

Em 2025, a maior parte dos veículos com data de matrícula posterior a 2018 já são homologados segundo o WLTP. No entanto, muitos carros usados — especialmente de países como Alemanha, França ou Bélgica — ainda apresentam homologação NEDC, o que pode representar uma vantagem fiscal no momento da legalização.

Por isso, quem pretende importar deve analisar cuidadosamente o COC (Certificado de Conformidade). Este documento indica o tipo de homologação e os valores de emissões correspondentes. Em alguns casos, os dois valores, NEDC e WLTP, aparecem lado a lado. Quando isso acontece, é possível simular ambos no simulador de ISV do portal das Finanças e, em certos casos, optar por aquele valor que resultar num ISV mais favorável.

O apoio de um profissional, como os despachantes certificados da Auto Social, pode ser fundamental para um processo de legalização sem surpresas e complicações. Muitas vezes os veículos não trazem o COC, e além da Auto Social fornecer esse tipo de documento, é especialista em homologações européias. 

Atualizações importantes em 2025

Atualmente, em 2025, praticamente todos os veículos novos e seminovos da UE já têm homologação WLTP. Isso torna ainda mais importante considerar o impacto desse ciclo de testes no custo da importação. A fiscalização sobre os dados declarados de emissões também foi reforçada, o que torna imprescindível apresentar documentação completa e precisa.

Dicas práticas para quem vai importar:

  • Verifique a data de matrícula e qual homologação o veículo possui.

  • Solicite sempre o COC completo antes da compra.

  • Simule o ISV com ambos os valores (NEDC e WLTP) quando disponíveis.

  • Conte com um especialista, como a Auto Social, para acompanhar a legalização e documentação, evitando custos extras ou atrasos.

Em resumo, entender a diferença entre WLTP e NEDC é  é uma estratégia inteligente para quem quer importar veículos com segurança e economia. Ao conhecer os impactos dessas homologações, é possível planear melhor, poupar no ISV e garantir que a legalização do automóvel em Portugal ocorra de forma rápida e sem surpresas.

A Auto Social é especialista em legalização e homologação de veículos importados em Portugal. Se está a planear trazer um automóvel do estrangeiro, fale connosco! Ajudamos em todo o processo, de forma rápida, segura e sem complicações.