A União Europeia estabeleceu uma meta ambiciosa de zero mortes nas estradas até 2050, bem como reduzir pela metade o número de mortes e feridos graves até 2030. Mas será que é uma meta alcançável? É o que vamos descobrir!

A meta de zero mortes nas estradas até 2050 é ambiciosa, mas não impossível. A UE tem trabalhado para melhorar a segurança nas estradas há décadas, ao implementar medidas como limites de velocidade mais baixos, técnicas de controle de estabilidade e muito mais. Ademais, com o avanço da tecnologia, novos métodos de segurança e assistência ao condutor estão sendo desenvolvidos e incorporados aos veículos, o que ajudará a reduzir o número de acidentes.

Entretanto, a nova proposta da Comissão Europeia vai além. Ao ser aprovada a nova legislação, as mudanças mais significativas incluem:

  • Tolerância zero: Se é um motorista novo, vai precisar ter ainda mais cuidado quando se trata de beber e dirigir. Desde sempre sabemos que não é permitido associar condução e bebida alcóolica, mas agora nos primeiros dois anos após obter a carta de condução, há tolerância zero para o álcool. Isto significa que não pode ter nenhum vestígio de álcool no sistema sanguineo enquanto dirige. A fim de esclarecimento, o que se aplica hoje para os três primeiros anos depois de estar habilitado a conduzir, é o limite é de 0,2 g/l de álcool no sangue.
  • Emissão Zero: Como já discutido em outro artigo, a UE aprovou há pouco lei que prevê o fim dos carros a gasolina e gasóleo a partir de 2035. Todavia, ainda devem ser analisadas situações cotidianas, como o uso de patinetes elétricos na estrada, para que este a mudança esteja adaptada a vida real.
  • Carta Digital: Vai haver uma nova carta de condução digital. Esta é uma medida sustentável, para diminuir a utilização do plástico e dos chips presentes nas carteiras de habilitação impressas e também para facilitar a padronização da carta em todos os países da União Europeia. Assim, não vai mais ser preciso ter a carta de condução física sempre em posse.
  • Avaliação Médica: A avaliação médica para a carta de condução será mais efetiva, para garantir que os condutores estejam fisicamente aptos a conduzir com segurança.
  • Possibilidade de conduzir aos 17 anos: A partir dos 17 anos, os jovens vão poder  dirigir com um sistema chamado “direção acompanhada”, o que quer dizer que podem dirigir quando uma pessoa habilitada estiver junto no carro. Isso vai ajudar que os condutores ganhem ainda mais experiência antes de dirigir por conta própria.
  • Mudança no peso máximo dos carros: O peso máximo para os veículos da categoria B (que inclui carros elétricos) deve ser de 4150 kg.
  • Condução de veículos pesados: A partir dos 18 anos, já será possível obter a carta de condução de veículos pesados.
  • Legislação: As leis não serão a nível local. Toda a legislação vai valer de igual forma para os países da União Europeia.

Para alcançar a meta de zero mortes nas estradas até 2050, além desta proposta que prevê alterações nas cartas de condução e nas regras de trânsito, é necessário um trabalho conjunto de governos, empresas, organizações e indivíduos para promover boas práticas no trânsito, investir em infraestrutura de qualidade e em tecnologias avançadas de segurança. Também será necessário melhorar a educação e a formação dos motoristas e implementar medidas mais rigorosas para garantir o cumprimento das leis.